Bacalhau com Couve-Flor e Courgette

Bom dia Alegria, hoje trago-vos uma receita que faz parte da minha dieta, e vão ver o quão e apetitosa. Estou a seguir a dieta da nutricionista Ágata Roquete, e com as dicas do seu segundo livro Regras de Ouro. Para também poder motivar outras pessoas que precisem de um empurrãozinho para perder uns quilinhos criei no facebook uma notas com algumas dicas para emagrecer dadas pela nutricionista Ágata Roquette, e a a partir de hoje lançarei todos os dias no facebook uma receita que faz parte da minha dieta, por isso se estiverem interessados já sabem, que todos os dias durante 31 dias lançarei uma receita na página de facebook do Entre Tachos e Sabores. O blogue continuará com a mesma temática, ora light saborosa ora calórica e saborosa, por isso para quem não está interessada/o em perda de peso não se assuste que o blogue funcionará como sempre funcionou, mas caso haja alguns leitores que fiquem interessados, já sabem podem ir visitar-me na página de facebook.
Esta receita que vou aqui apresentar hoje, irá ser a primeira receita das sugestões de receitas de dieta que irei colocar no facebook. Mas ficou tão saborosa, que não resisti em publicar aqui também hehehehe
Com esta receita também participo no passatempo do blogue Hoje para jantar temos... da talentosa Vera em parceria com o bacalhau Dias.

Ingredientes para 4 pessoas :
(receita adaptada do Livro Regras de Ouro)

4 postas de bacalhau grandes
1 + 1/2 couve-flor pequenas
1/2 courgette laminada
2 cebolas médias
2 alhos
pimentão doce e tomilho q.b.
sal e pimenta q.b.
4 colheres de sopa de azeite


Preparação:

1. Primeiramente cozer o bacalhau e a couve-flor.

2. A meio da cozedura, ligar o forno a 180ºC. Depois de cozido desfiar o bacalhau. Escorrer a couve-flor.

3. Num pirex fazer uma cama com a cebola às tiras ou às rodelas e laminar um dos alhos e distribuir e colocar uma colher de azeite, seguidamente colocar o bacalhau desfiado e em seguida distribuir a courgette laminada por cima do bacalhau, temperar com pimenta, sal, pimentão doce e tomilho a gosto. Laminar o outro alho e distribuir por cima do bacalhau e salpicar com mais uma colher de azeite

4. Por fim, colocar a couve-flor e temperar com mais um pouco de pimenta, pimentão doce e tomilho a gosto e salpicar por cima do pirex as duas colheres de sopa de azeite. Colocar o pirex a meio do forno e deixar cozinhar durante cerca de 20 a 30 min.




23 comments

  1. Olá Joana,
    Também é uma receita que eu tenho pensada para fazer, é ideal para o verão e para a nossa saúde e silhueta.
    Ficou mesmo bonito, bela apresentação.
    Kiss

    ResponderEliminar
  2. Ficou com ótima aparência, nada mal para uma receita light! Mesmo para quem não estiver fazendo dieta, um pratinho assim cai muito bem!

    Beijos
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,
    Ficou com ótimo aspecto!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  4. Tem optimo aspecto, dá vontade de tirar uma colherada

    ResponderEliminar
  5. gostei do ingredientes são do meu agrado.
    O aspecto esse esta uma delicia.
    Pode-se fazer dieta e comer bem e aqui esta a prova.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Ficou maravilhosa esta receita! Vou levar! :)
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Nem parece comidinha de dieta!! Está mesmo excelente :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto... uma maravilha.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana!

    Gostei imenso desta tua iniciativa e este prato ficou um mimo!


    Beijinhos e boa sorte! :)
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/06/salada-de-agriao-pessegos-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  10. Que ar delicioso! Mais uma maneira de comer bacalhau...Hummm, parece-me uma refeição perfeita! Adorei a ideia!

    Sílvia Martins
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Pelo que tenho visto a blogoesfera está invadida com as sugestões desta nutricionista :) para mim é bom pois como não tenho acesso ao livro posso ir tirando ideias para a minha dieta :)
    Este prato tem tudo para ser uma delícia e é a prova que as batatas e a massa não fazem lá falta nenhuma :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Parece mesmo mesmo deliciosa e leva couve flor, em vez de batata, por exemplo!
    Parabéns pela iniciativa (eu vou acompanhar) e força na tua dieta!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  13. oi Joana!!!
    tudo bom?
    muito obrigado pelo comentário no meu bloguinho... ^_^"
    eu amo couve flor... já o bacalhau.. rsrs deixo para o meu marido... rsrs
    beijão querida... que prato elegante
    boa semana

    ResponderEliminar
  14. esta com um aspceto mt bom e tem tudo de que gosto hum bjs

    ResponderEliminar
  15. Uma deliciosa combinação de sabores, gosto de tudo
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Olá minha querida!
    Vou ter mesmo que comprar esse segundo livro! Mais uma sugestão para a minha dieta! Ficou com um aspecto fantástico!
    nham...nham...

    ResponderEliminar
  17. Joana querida,

    Adorei estes novos tempos que se avizinham neste teu delicioso cantinho !
    Apesar de ser muito gulosa, tenho a noção que me devo conter e por isso interessa-me imenso este tema de dietas ! :)

    Adorei este teu bacalhau, nem parece receita de dieta está com um aspecto incrível e delicioso, além do que adoro couve flor e courgette, pelo que não seria para mim nenhum sacrificio ter esse pratinho na minha frente ! :)

    E é claro que vou estar atenta ao teu facebook ! ;)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  18. Oi Joana, mais uma prova que mesmo estando em dieta podemos saborear coimidinhas bem gostosas!!
    Seu bacalhau ficou com um aspecto delicioso!!

    Beijinhos e um excelente fim de semana!!

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana!
    Obrigada pela participação! E vou aproveitar para experimentar o teu bacalhau porque também ando às voltas com essa dieta :)
    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar